quarta-feira, 27 de julho de 2011

Argh! TPM!!

Brigou com o mãe, chingo a vizinha, deu um passa-fora no namorado, discutiu com o chefe, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar. Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada! Ufa. Tudo superado. Era só TPM.
TPM, ou tensão pré-menstrual, tem sido o inferninho particular da mulher moderna. As antigas viviam mais preservadas, normalmente só trabalhavam em casa, de modo que podiam recolher-se ao leito com uma indisposição que se prolongava até o fim "daqueles" dias.
Às vezes é tão infernal que os sintomas duram da ovulação até a menstruação, sem sabermos que são agravadíssimos por hábitos alimentares, stress, drogas e até relações domésticas: segundo as pesquisas, um dos piores fatores de risco para TPM é... viver com um homem! Professoras e funcionárias públicas gozam até hoje de um indulto menstrual. Podem faltar três dias por mês, vejam só, certamente para não estrangularem alunos e chefes.
Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase, e há as que nem sentem. Quem sofre mais são as estressadas, as mais velhas e as que têm mais estrogênio circulando: gordinhas, ioiô (engordando e emagrecendo o tempo todo) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).
Mas como tudo na vida, melhora com uma dieta básica e alguns exercícios...

dietinha é bom
É aquela mesma que a gente adora. Bem variada e rica em cereais integrais, feijões, vegetais e frutas. Muita salada verde temperada com azeite de oliva e limão. Pouca gordura. Pouco sal. Pouco volume de comida. Porções mínimas de carnes, aves, ovos, peixes e queijos. Porções minúsculas de doces, e nada de aperitivos salgados, carnes defumadas, picles ou alimentos preparados na brasa do carvão.
Vale também evitar o AÇUCAR, o ALCOOL, o SAL e a CAFEINA (viu escritorios de plantão?)
Reduzir óleo, manteiga, margarina e carnes diminui também a necessidade de sal e alivia o trabalho do fígado.

exerciciozinhos
Uma caminhada de uma hora por dia, num passo apertado que deixe você ligeiramente ofegante, já é o suficiente. Oxigena o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos, lubrifica as articulações, estimula o funcionamento do intestino, melhora o metabolismo durante o dia inteiro e ajuda a perder as gordurinhas. Tá bom ou quer mais? OK, então ande duas vezes por dia, de manhã e à tarde, ou invente outra coisa: bicicleta, natação, dança, tênis, peteca...
Não deixe que esse periodo se torne torturante pra quem vive com você! 
Aproveite as dicas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário